segunda-feira, 21 de outubro de 2013

porque a letra mata, e o Espírito vivifica. 2 Cor. 3:6

Amados irmãos todo o Ministério de Jesus a cerca de ensinamentos aos seus discípulos era o de crescimento espiritual, era o de crescimento profundo espiritualmente.
Jesus como o bom ensinador, o bom mestre, manso e humilde no modo de falar e ensinar, sempre direcionou o seu povo e seus discípulos a buscarem ininterruptamente a presença de Deus.
Sendo Jesus onisciente e sabendo que o povo em breve iria perecer sem a sua presença na terra porque Ele estava indo de volta para o Pai, Ele nos envia o consolador Espírito Santo para continuar guiando nossos passos firmes na presença de Deus.
Amados irmãos, o Espírito Santo não veio para outra coisa a não ser para ensinar o povo o caminho da salvação nos mostrando o modo em que devemos buscar o Senhor.
Certa feita Pedro cheio do Espírito Santo na sua segunda carta no capítulo 3, ele nos fala um pouco dos fins dos tempos, ele fala um pouco para confiarmos plenamente nas promessas do Senhor, e ele termina dizendo que apareciam muitos querendo desfalecer a nossa fé, e por causa de tudo isso ele nos vacina dizendo no final do capítulo, vós porém crescei em na graça e no conhecimento.
Não só na graça mas também no conhecimento para que ninguém vos engane, não só no conhecimento mas também na graça para que não sejais um religioso seco.
Para cresceres na graça é uma busca continua sem paradas e sem intervalos buscando a presença do Senhor em oração (1 Tess 5:17 – Orando sem cessar), em santificação (1 Pe 1:16 – Sede Santo pois Eu sou Santo), buscando com todas as forças ser cheio do Espírito Santo. Aí crescerás na graça.
E para cresceres no conhecimento é somente mergulhando na leitura Bíblica, não só em livros, não em internet, é se deleitando na Palavra vinda da Boca de Deus, a Bíblia Sagrada. Aí crescerás no conhecimento.
Certa vez Jesus aparecendo aos seus discípulos após a sua ressurreição no capítulo 24:45 de Lucas, Jesus abre o entendimento do seu povo para compreenderem as Escrituras, para que eles entendessem a letra, logo após no verso 49 sabendo Jesus que só a letra mata Ele continua dizendo: E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Ou seja, crescimento profundo na graça.
Então amados irmãos eu entendo que na Gloriosa obra do Senhor na terra, Ele sempre nos ensinava, aprendei sobre mim/sobre mim na letra e sejais/imitais como Eu na graça.
Agora amados irmãos, se analisarmos minuciosamente lá em João capitulo 3, ali vai confrontar o nosso coração, essa passagem é um divisor de águas, ela nos mostra o que é ser um verdadeiro Cristão e o entendimento da vida Cristã.
Se você notar em Nicodemos Dr. da Lei, ou seja Dr. da letra, ele estava querendo dizer, Senhor: Eu cumpro os mandamentos ao pé da letra. Eu conheço todos os mandamentos e cumpro cabalmente conforme tem de ser cumprido.  Eu não roubo, eu não adultero, eu não fornico, eu não digo palavra torpe, eu não fofoco, eu conheço a letra e assim eu a cumpro; Jesus chega a ele e diz nem por tudo isso aí entrarás no reino do céu, se o poder do alto céu e graça do Espírito Santo não te revestir, fique certo que morrerás e não viverás, que descerás e não subirás.
Você sabe o que confronta o nosso coração, é que Nicodemos era muito, mais muito, mas muito mais crente que muitos aqui.
Nicodemos adulterava? claro que não.
Nicodemos tinha o segundo relacionamento? claro que não.
Nicodemos fofocava? claro que não.
Nicodemos assistia TV? nem TV tinha.
Nicodemos ficava no facebook? Nem existia essa obra do inferno.
Mas Jesus chega a ele e diz, você está sufocado de letra, me buscai na graça, me buscai no Espírito por que em verdade em verdade vos digo que letra mata, mas o Espírito vivifica.

Se deleite na Bíblia e se deleite na oração. Esses dois princípios tem que caminhar de mãos dadas aí serás um vencedor e entrarás no céu.
Caso contrário serás mais um servo inútil chamado Nicodemos ou filho de Nicodemos.
Jesus não precisa de teólogos.
Jesus não precisa de doutores.
Jesus não precisa de intelectuais.
Jesus não precisa de professores.
Jesus não precisa de mestres.
Jesus não precisa de Phds, de Dr. em divindade.
Jesus quer um povo submisso que aprendam as escrituras, mas reveladas pelo Espírito Santo. Aí sim serás próspero no conhecimento e no Espírito.

Eu me lembro de um testemunho que um Servo de Deus fez ao um homem muito intelectual, "conhecedor" da Bíblia. O Servo chega a ele e pergunta: Você conhece a Deus? Sou Dr. em teologia. Você conhece a Deus? Já li a Bíblia mais de 100 vezes. Você conhece a Deus? Já estudei mais de 200 livros sobre Deus. Você não está entendendo, eu estou perguntando se você conhece a Deus, a fragrância de Deus, a presença de Deus, o operar de Deus, a presença Gloriosa de Deus?!!

Somente letra atrofia o nosso entendimento, se não for o Espírito Santo nos revelar, não passamos de uns pobres, nus sem nenhum conhecimento.

Aux. Irmão Brayan
21 de outubro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que o Sangue de Jesus Cristo seja derramado em sua vida!